Lições do Vale — Comunicação

Jair Verçosa
2 min readOct 3, 2015

--

Reuniões, Transparência, Apresentações e etc

Vi diferentes abordagens por aqui mas, uma em especial me chamou a atenção e é sobre ela que quero falar.

Comunicação não é uma coisa fácil em empresas que crescem rápido. Em pequenas startups isso pode ser simples mas encontrar um método cedo pode poupar tempo lá na frente.

Não quero transcorrer sobre a importância da comunicação, não é preciso dizer o quanto faz diferença cada funcionário da empresa saber para onde a empresa está indo e o que se espera dele.

No exemplo que quero citar eu vi uma reunião que ocorria 2 vezes na semana, e em que o CEO da companhia participava, onde qualquer um, qualquer um mesmo, podia mostrar pra todos no que estava trabalhando. Isso ia de planilha de custos de um novo escritório à números de faturamento que o CEO queria mostrar, ou o time de engenharia que queria exibir uma nova feature e etc. Além disso podia-se discutir sobre problemas ou bloqueios que qualquer um estivesse tendo. Existiam 2 únicas regras, a apresentação tinha que ser rápida e a reunião não podia durar mais que 1 hora. A grande vantagem disso era que todas as pessoas sabiam o que estavam acontecendo na empresa e isso faz muita diferença pois pode gerar sugestões, colaboração e mais integração.

A segunda reunião era a Town Hall. Essa reunião ocorria uma vez a cada 1 ou 2 meses e era apresentada pelo CEO. Nela todos os funcionários estavam presentes e geralmente eram abordados assuntos como pesquisa de satisfação dos funcionários, números da companhia e principalmente era aberto um espaço para sugestões onde toda a equipe da empresa debatia sobre temas inerentes ao dia a dia como por exemplo, como comunicar a saída de um funcionário, como melhorar a comunicação interna entre os departamentos e etc.

O mais legal que vi foi o engajamento das pessoas e como isso era realmente encorajado. Eles querem ouvir você.

Além disso, eventualmente depois do Town Hall uma festa ocorria para promover a integração das pessoas.

Então a lição é: Permita que as pessoas de áreas diferentes saibam o que as outras pessoas estão fazendo. Fale abertamente sobre números da empresa, saber pra onde a empresa está indo faz com que cada empregado tenha em mente se dedique em melhorar ou manter as conquistas da empresa. Promova o debate aberto de assuntos inerentes ao dia a dia e ouça o que seus funcionários tem a dizer.

Abraço

Anteriormente eu falei sobre RH, se você não viu clique aqui e confira.

--

--

Jair Verçosa

CTO @ Flieber, Mentor @ Latitud, and Tech advisor. Building the next generation of supply-chain automation and helping companies to master the zero to one game!