Lições do Vale — Divisão de Equipes

Jair Verçosa
2 min readJun 16, 2017

--

Quando se criar times?

Faz um bom tempo que não escrevo, mas agora estou comprometido em finalizar essa série!

Quando se criar times? Bom essa pergunta pode parecer fácil para responder, principalmente quando você tem um time muito grande e quer dividir em times menores. No entanto, eu quero te desafiar a pensar de uma forma diferente em relação a times.

Primeiro de tudo, propósito! Aprendi muito no vale do silício sobre propósito. Os times por aqui tem uma missão!

A missão ajuda na definição do que é importante dentro do time e em quais problemas trabalhar primeiro (First things first!). A missão define quando o time deve ser divido em outros times pois a medida que você começa a fugir da missão principal, em algumas tarefas, isso é um grande sinal de que é hora de criar um novo time.

No vale, não apenas as empresas têm missões mas os times também!

Outra coisa muito importante é o tamanho do time. Muitos conhecem a velha máxima das 2 pizzas, mas eu acredito que isso deveria ser mudado para 1 pizza! "Se uma pizza não é o suficiente para o time, divida em outros times".

Colocar muita gente em um time não significa que as tarefas vão sair mais rápido, na realidade significa que você pode estar colocando ainda mais ruído nesse time.

Por aqui os times tem missões e são pequenos! O tamanho ajuda a manter o foco, aumenta a colaboração, e principalmente, faz com que todos tenham contexto sobre o que está sendo produzido.

Pense nisso, quando montar um time tente pensar se você realmente tem uma missão para ele, e se uma pizza é o suficiente :)

Abraço!

A última lição havia sido sobre engenharia e se você não viu, pode conferir aqui

--

--

Jair Verçosa

CTO @ Flieber, Mentor @ Latitud, and Tech advisor. Building the next generation of supply-chain automation and helping companies to master the zero to one game!